Diversidade de aves atrai novos turistas a Ubatuba, no litoral de São Paulo
quinta-feira, 22 de setembro de 2011O tangará é um dos símbolos guia de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, o que demonstra a importância da ave para a cidade. Porém, nos três dias em que estive no balneário, que fica a uma hora de Paraty, acho que não vi nenhum. Em compensação, nunca tinha observado tantas pássaros na vida. Observei, e fotografei também.
Fui fazer o chamado birdwatching, ou observação de aves, em bom português – ou, ainda, orniturismo, como preferem alguns. A modalidade vem crescendo bastante no Brasil nos últimos anos, e os equipamentos fotográficos digitais colaboram decisivamente para isso.
Com mais de 80% de sua área com mata nativa preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba está na frente neste promissor segmento de mercado, impulsionada pelas cerca de 540 espécies – entre as cerca de 1.800 que existem no Brasil – que habitam esse pedaço de natureza privilegiada do litoral Sudeste. Além disso, a cidade, que se autoproclama “a capital brasileira da observação de aves”, realiza até 4 de outubro um festival dedicado ao birdwatching. Um destino e um motivo perfeitos para uma escapada de fim de semana.
Fonte: O Globo
Mais notícias sobre Ubatuba:
- APM de Ubatuba usou recursos de modo inadequado, diz TCE
- Projeto Blablablá Positivo inaugura nova sede em Ubatuba
- Lama em rua perto da praia Grande incomoda moradores de Ubatuba
- Prefeitura inicia projeto de reorganização do Centro Comercial de Ubatuba
- Ubatuba recupera ruas e avenidas e faz limpeza de valas nos bairros