Defesa Civil simula desocupação de área de deslizamento em Ubatuba
quarta-feira, 26 de setembro de 2012A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou um simulado de abandono emergencial de área de risco, na comunidade do Perequê-Mirim, em Ubatuba. A Secretaria Nacional de Defesa Civil e a prefeitura de Ubatuba também foram mobilizadas e a ação teve a participação de cerca de 300 pessoas.
Profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Instituto Geológico, Rede Nacional de Emergências de Radioamadores e Coordenadoria Regional e Municipal de Defesa Civil também foram mobilizados.
O exercício simula o abandono emergencial de pessoas moradoras em áreas vulneráveis, em situações de risco de deslizamentos. O objetivo é capacitar os moradores para que eles saibam reagir com procedimentos seguros e eficazes nos momentos de precisão. Foram simuladas desde a saída dos moradores de casa, até a escolha por rotas de fuga seguras.
Deslizamento na cidade
O último caso de deslizamento de terra em Ubatuba foi no ano passado, quando cerca de 60 famílias ficaram desalojadas ou desabrigadas, segundo dados da Defesa Civil. As fortes chuvas durante três dias provocaram o transbordamento de rios e deslizamentos de terra nos bairros Estufa I e Perequê Mirim. O abastecimento de água foi parcialmente prejudicado, mas não houve registro de pessoas feridas, mortas ou desaparecidas.
Foram contabilizadas 15 famílias desalojadas (aproximadamente 55 pessoas) e 45 desabrigadas (aproximadamente 180 pessoas), que foram removidas para o Ginásio Municipal de Esporte “Tubão”, localizado no Centro da cidade. Ao menos oito rios transbordaram, causando alagamentos em 31 bairros. As áreas rurais dos bairros Pincinguaba, Estufa I e II e Ipiranguinha também foram afetadas à época.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Ubatuba:
- Prefeitura de Ubatuba abre concurso público e processo seletivo
- Ubatuba Convention & Visitors Bureau realiza o 1º Stand Up Paddle
- Polícia apreende drogas e prende suspeitos de tráfico em Ubatuba
- Audiência Pública acontece em Ubatuba dia 7 de fevereiro às 18h
- Abertas matrículas em Ubatuba para EJA e Projeto Travessia