SuperSurf Internacional com 19 países em Ubatuba
segunda-feira, 10 de outubro de 2011otação esgotada para a etapa do ASP World 6-Star que abre a “perna brasileira” de fim de ano da ASP South America na terça-feira na cidade de Ubatuba (SP).
Vai acontecer o último SuperSurf Internacional do ano na próxima semana em Ubatuba. O limite de 144 participantes para a etapa com nível máximo do ASP World Star já está esgotado.
A cidade do litoral norte de São Paulo vai receber surfistas de dezenove países e a maioria é do Brasil, com representantes de treze estados do país competindo no SuperSurf 6 estrelas que começa na terça-feira e vai até domingo na Praia de Itamambuca. Todos atrás dos 3.500 pontos no ranking mundial que define os top-32 para o ASP Dream Tour de 2012 nesta reta final da temporada.
O catarinense Willian Cardoso e o paulista Jessé Mendes estão bem próximos da zona de classificação, 39.o e quadragésimo no ranking mundial unificado da ASP. Eles são os principais cabeças de chave em Ubatuba e entre os estrangeiros, destaque para a nova aposta do surfe norte-americano, Kolohe Andino, 42.o colocado, do maior pelotão de outro país no SuperSurf.
São seis inscritos dos Estados Unidos, sem contar quatro que defendem o Havaí. A Austrália também tem quatro atletas e com dois, a Espanha do basco Aritz Aranburu, campeão do último SuperSurf de 2010 no Rio de Janeiro, a França, Argentina e Venezuela. Onze nações comparecem com um surfista para as duas etapas da “perna” de fim de ano da ASP South America.
O japonês Masatoshi Ohno já é freqüentador assíduo do Brasil e geralmente consegue bons resultados. Os outros países com um competidor são Portugal, Alemanha, África do Sul, Ilha Reunião, Uruguai, Chile, Peru, Costa Rica, Panamá e México. Para a maioria, a batalha será para melhorar a posição no ranking mundial unificado da ASP, buscando se manter ou a qualificação para as etapas mais importantes do ASP World Tour, como o SuperSurf Internacional de 145 mil dólares em Ubatuba.
A competição começa na terça-feira e vai até domingo na Praia de Itamambuca, com todas as baterias sendo eliminatórias. Além de valer pelo circuito mundial, o evento também marca pontos no ranking do ASP South America Surf Series 2011, que aponta o campeão sul-americano profissional da temporada. O líder é o paulista Gabriel Medina, com a vitória espetacular com duas notas 10 na final do SuperSurf Internacional Prime de 6.500 pontos em Imbituba (SC).
O título em Santa Catarina é o principal resultado do surfista de apenas 17 anos, entre os oito que ele computou para se classificar na rotação de meio de ano da elite para a segunda metade do ASP Dream Tour. No momento, ele está disputando a “perna européia” do ASP Tour e não poderá competir em Ubatuba.
Entre os brasileiros, o catarinense Willian Cardoso e o paulista Jessé Mendes podem subir no ranking e até entrar no G-32 com um bom resultado na Praia de Itamambuca.
Principais destaques do Brasil e relação dos estrangeiros:
Brasil (por ordem do ranking) – Willian Cardoso (SC), Jessé Mendes (SP), Thiago Camarão (SP), Junior Faria (SP), Hizunomê Bettero (SP), Leonardo Neves (RJ), Wiggolly Dantas (SP), Jano Belo (PB) e Ricardo Santos (SC)
Estados Unidos – Kolohe Andino, Tanner Gudauskas, Evan Geiselman, Luke Davis, Ian Crane, Johnny Noris
Austrália – Mitch Crews, Nicholas Squires, Chris Friend, Alexandre Chacon
Havaí – Kai Barger, Sebastien Zietz, Gavin Gillette, Reno Makani
Espanha – Aritz Aranburu e Eneko Acero
França – Romain Cloitre e Patrick Beven
Argentina – Leandro Usuña e Santiago Muniz
Venezuela – Francisco Bellorin e Rafael Pereira
Japão – Masatoshi Ohno
África do Sul – Rudy Palmboom
Portugal – Eduardo Fernandes
Alemanha – Marlon Lipke
ilha reunião – Adrien Toyon
México – Angelo Lozano
Panamá – Diego Salgado
Costa Rica – Carlos Muñoz
Uruguai – Marco Giorgi
Chile – Manuel Selman
Peru – Gabriel Villaran